RS Notícias»Insights»Consistório do Papa: orações e trabalhos

Consistório do Papa: orações e trabalhos

O Vaticano se prepara para o segundo Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho. O evento reunirá membros do Colégio Cardinalício para discutir, refletir e aprofundar temas sobre a atualidade da Igreja e do mundo. A reunião acontece próximo à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Os cardeais, divididos em 20 grupos, trabalharão segundo a metodologia “sinodal” em quatro sessões dedicadas a quatro temas. Foi solicitada a máxima “confidencialidade” sobre os trabalhos, a fim de preservar um clima de diálogo fraterno. A imprensa não terá acesso às discussões.

Entre as questões que nortearão os debates estão: “De que maneira as tensões, as divisões e os conflitos que assolam o mundo afetam hoje a vida de nossas Igrejas e de nossos povos?” e “Que linguagens, atitudes e práticas podem ajudar a construir a reconciliação, a convivência e a paz?”.

Este é o segundo Consistório convocado por Leão XIV. O primeiro foi realizado em janeiro passado e reuniu 170 cardeais eleitores e não eleitores de todas as partes do mundo. Na ocasião, o Pontífice disse: “sinto, experimento a necessidade de poder contar com vocês”. Ao final daquela reunião, o Papa anunciou o encontro de junho.

Os participantes aprofundarão temas antecipados em uma carta pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício: situação internacional, paz e superação da teoria da “guerra justa”, a encíclica “Magnifica humanitas” e a implementação do Sínodo.

Programação dos trabalhos

Os trabalhos serão divididos em quatro sessões, estruturadas segundo o esquema “sinodal”, que inclui discussões, orações, momentos de silêncio, reflexões pessoais e compartilhadas em plenário. Os participantes serão divididos em dois conjuntos: um com 9 grupos de cardeais eleitores ordinários e outro com 11 grupos de cardeais eleitores da Cúria Romana e cardeais não eleitores. Cada grupo terá um presidente e um secretário.

A primeira sessão, na manhã do dia 26, partirá da pergunta: “Em que mundo somos chamados a anunciar o Evangelho?”. O cardeal polonês Grzegorz Ryś, arcebispo metropolitano de Cracóvia, fará uma meditação bíblica sobre o tema, seguida de momentos de silêncio e oração. Em seguida, haverá a primeira troca de ideias em grupos.

A segunda sessão, na tarde do dia 26, terá como fio condutor “A cultura do poder e a civilização do amor”. O cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, fará a introdução baseada no capítulo V da encíclica “Magnifica humanitas”.

No sábado, 27 de junho, a terceira sessão abordará “Construir no bem: os canteiros do nosso tempo”. O tema será apresentado pelo cardeal Stephen Brislin, arcebispo metropolitano de Joanesburgo. A quarta e última sessão, à tarde, terá como tema “O caminho de implementação do Sínodo”, com introdução do cardeal Mario Grech, secretário do Sínodo.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →