A abertura oficial da campanha Junho Prata 2026 será na próxima segunda-feira (15), às 8h30, no Asilo São João Bosco, em Campo Grande. A informação foi divulgada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, responsável pela organização do evento.
O encontro marca o início das atividades de conscientização sobre os direitos da população idosa e o combate à violência contra esse público. A programação deve reunir representantes de instituições, autoridades e membros da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa.
A campanha Junho Prata é realizada todos os anos em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, com o objetivo de alertar a sociedade sobre os abusos físicos, psicológicos e financeiros sofridos por idosos.
No Brasil, o Estatuto do Idoso, criado em 2003, prevê penalidades para quem cometer violência contra pessoas com 60 anos ou mais. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, canal do governo federal que recebe relatos de violações de direitos humanos.
Dados do Ministério dos Direitos Humanos mostram que, em 2025, o Brasil registrou mais de 200 mil denúncias de violência contra idosos. Os casos mais comuns são negligência, abandono e agressões psicológicas. Em Mato Grosso do Sul, a Ouvidoria Estadual de Direitos Humanos também recebe queixas pelo telefone (67) 3318-2001.
