O técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, enfrenta a Espanha nesta sexta-feira (26), às 21h, em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Conhecido como “El Loco”, sua trajetória é marcada por episódios excêntricos.
Antes de ser técnico, Bielsa foi zagueiro no Newell’s Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina, onde se aposentou no início dos anos 1980. Como treinador, começou no Newell’s Old Boys.
No início dos anos 1990, após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores cercaram a casa de Bielsa. Ele apareceu na porta com uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. O Newell’s chegou à final, perdendo para o São Paulo. Pelo clube, conquistou o campeonato argentino duas vezes e o estádio foi rebatizado como Estádio Marcelo Bielsa.
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que os jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento para que entendessem o esforço de um trabalhador comum para comprar ingresso.
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade e admitiu que espionava todos os adversários da competição. O clube foi multado em 200 mil libras.
Em outro jogo, contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol porque o Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído. O empate custou caro e matou as esperanças de acesso naquele ano. Em 2020, porém, ele conseguiu o acesso à Premier League após 16 anos.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no CT. No dia seguinte, disse em entrevista coletiva que havia apresentado denúncia contra si mesmo na polícia pelo ocorrido.
Em 2012, após perder para o Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa apareceu no CT do adversário com uma caixa de papelão cheia de papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube, mostrando que havia estudado o time.
Em 2016, foi anunciado como treinador da Lazio, mas pediu demissão dois dias depois, alegando que a diretoria não cumpriu a promessa de trazer reforços.
