A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quinta-feira (28), o recolhimento do lote 13/25 do coco ralado da marca Casa de Mãe. A decisão foi tomada depois que laudo do Lacen/DF (Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal) apontou excesso de dióxido de enxofre no produto.
A substância é autorizada como conservante em alimentos, mas só pode ser usada dentro dos limites estabelecidos pela legislação sanitária. Segundo a agência, a análise apresentou resultado insatisfatório no ensaio quantitativo, ou seja, a quantidade encontrada estava acima do permitido.
Além do recolhimento, a Anvisa também determinou a suspensão da distribuição, venda, divulgação e uso do produto. O coco ralado é fabricado pela Qualicoco Ltda., inscrita no CNPJ 04.522.379/0006-65. A medida vale especificamente para o lote 13/25 da marca Casa de Mãe.
Em outra medida recente, o Ministério da Agricultura também determinou o recolhimento de lotes de azeite extravirgem considerados impróprios para consumo. A ação faz parte de uma série de fiscalizações para garantir a qualidade de produtos alimentícios no mercado. A Anvisa também aprovou recentemente uma nova caneta semelhante ao Ozempic para tratamento de diabetes, além de um remédio que trata e previne crises de enxaqueca.
